Pesquisar este blog

domingo, 2 de agosto de 2009

Salton Classic Merlot 2007


Salton Classic Merlot Safra 2007
Brasil
Teor alcoólico 12,5%
Preço: R$ 9,95
Degustador: Ben-Hur Escobar
Este eu resolvi experimentar para avaliar a diferença entre as safras de 2007 e 2008, já que eu já havia experimentado um 2008 este ano. Eu tenho um cacoete de que safras de anos ímpares são as melhores. Claro que isso não tem o menor fundamento técnico, mas se revelou verdade mais uma vez. Na minha opinião (e da minha esposa também...) este Merlot 2007 é nitidamente mais agradável, mais encorpado e de sabor mais aveludado e persistente que o 2008, indicando que este vinho se dá muito bem envelhecendo mais um ano ou dois na garrafa. Dizem que a safra 2008 é das melhores, aguardamos com grande expectativa o amadurecimento dos vinhos deste ano. A dica? Procurem nas prateleiras, vocês encontrarão certamente algumas garrafas 2007 perdidas. O pessoal não é muito organizado quanto a isso em supermercados. Em casas especializadas a coisa é diferente... mas os vinhos não custam menos de 10 reais, não é verdade?
Bom, lá vai a avaliação:
I- Exame visual: Brilho adequado, Cor rubi adequada intensa com leves tons de violeta.
II- Exame olfativo: Qualidade indiferente, Intensidade moderada.
III-Exame gustativo: Qualidade agradável, Intensidade moderada, Corpo mediano - adequado, adstringência boa, acidez boa, equilibrado, retro-olfato qualidade agradável, intenso, média persistência, qualidade geral boa. Estrutura para envelhecer: de 2 a 5 anos.
Total de pontos: 75
Compraria o vinho para apreciar em casa? Com certeza, para o dia a dia, muito bom, com excelente preço inclusive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin