Pesquisar este blog
sábado, 29 de agosto de 2009
Frase da semana
Babrius, poeta romano (séc II-séc III)
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Lacrado Tannat 2006
Este tem um apelo de marketing diferente, vem com um rótulo pendurado na garrafa preso em um lacre colocado sobre a rolha. Para chamar a atenção serve... A propósito, a rolha aparentava estar intacta, mas um tanto endurecida, indicando tempo de armazenamento em condições inadequadas. Uma pena, pois não será justo com o vinho comentar sobre suas características nessas condições.
I. Exame visual: reflexosmedianos, cor telha mediana (3).
II. Exame olfatório: qualidade agradável (3), intensidade moderada (2), com nítidos aromas secundários de frutas silvestres e carvalho (2).
III. Exame gustativo: qualidade agradável (3), mediano (1), corpo leve (0), taninos bons (2), acidez fraca (0), equilíbrio imperfeito (1). Retro olfato agradável (2) intensidade média (1), persistente (2), qualidade geral bom (3), estrutura para envelhecer? Não muito (1).
Total de pontos: 76
Levaria para apreciar em casa? Não. Não caiu muito no meu gosto não, creio mesmo que o vinho tenha sido bom em algum momento passado, mas ficou na prateleira muito tempo e entrou em promoção para desovar o estoque antigo. Estou curioso para encontrar alguma garrafa dessas de safra 2007 ou 2008. A safra de 2006 que está nas prateleiras, se sofre do mesmo mal desta garrafa, deve ser evitada.
Miolo Terranova Shiraz 2007
Terranova Syrah
Safra 2007
Miolo
Vale do São Francisco
Este eu fiquei curioso, pois é o primeiro vinho desta região do Brasil que experimento. Não entrando no mérito da qualidade do vinho ou do meu gosto pessoal, dá pra perceber a diferença que a região faz na uva e no produto final.
A rolha é de material sintético, com pintura do mesmo logotipo do rótulo. Já ouvi falar que a partir da rolha dá para ter uma idéia da qualidade do vinho. Bem, tenho uma certa implicância com rolhas sintéticas...
Agora a avaliação
I. Exame visual: reflexos intensos, adequados (1), cor rubi intensa (4).
II. Exame olfatório: qualidade ruim (0), intensidade moderada (0), com aroma fortemente alcoólico (0).
III. Exame gustativo: qualidade agradável (3), moderado (1), corpo médio, adequado (1), taninos agressivos (1), acidez presente, boa (1), não equilibrado (0). Retro olfato agradável (3) intensidade média (1), persistente (3), qualidade geral médio (2), estrutura para envelhecer? não (0).
Total de pontos: 71
Compraria para apreciar em casa? Não.
sábado, 22 de agosto de 2009
Frase da semana
Alexandre Dumas, escritor
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Castel Pujol Tannat 2007
Bodegas Cafrali
É um vinho com corpo para envelhecer, de consumo um bom tempo depois de aberto. Achei bom no primeiro dia, melhor no segundo, e, no terceiro quando acabei com a garrafa, foi quando foi possível discernir alguns aromas secundários de frutas além do tom alcoólico intenso dos primeiros dias. Então, abra cedo...
I. Exame visual: reflexos intensos, adequados (1), cor granada, mediana (4).
II. Exame olfatório: qualidade indiferente (1), intensidade moderada (0), com aroma alcoólico em seguida a abertura - após oxidado nota-se aromas de frutas silvestres (2).
III. Exame gustativo: qualidade agradável (3), moderado (1), corpo médio, adequado (1), taninos agressivos (1), acidez presente, boa (1), equilibrio imperfeito (1). Retro olfato agradável (2) intensidade média (1), medianamente persistente (1), qualidade geral bom (4), estrutura para envelhecer? creio que bastante bem, de 7 a 10 anos (2).
Total de pontos: 76
Compraria para apreciar em casa? Sim. Para consumo regular. Apesar de eu não ser fã da variedade Tannat, me causou boa impressão pela sua característica de evolução após aberto. Para o meu gosto, após oxidado, acompanhado de alguma massa com molho vermelho, pode fazer uma refeição muito feliz.
sábado, 15 de agosto de 2009
Santa Carolina Carmenere 2006
Santa Carolina Reservado Safra 2006
Viña Santa Carolina S.A.- Macul, Santiago, Chile.
Carmenère
Teor alcoólico 13%
Comprado em 13/08/2009
Preço: R$15,50
Degustador: André Colling
Senhores, o vinho é uma bebida diferenciada. Não há dúvida. Apreciar vinho é agradável, motivo de conversas, formador de amizades, conhecimento e saúde. Há livros, revistas, sites, histórias e histórias. A cultura do vinho.Da mesma forma que meus colegas, apreciadores de vinhos, também busco ampliar o conhecimento, provar novos vinhos e obviamente continuar tendo o privilégio daqueles especiais, provados e aprovados.Não somos consumidores de vinhos “AA” que custam várias dezenas de reais. Nada disto. Somos iguais a vocês amigos, que buscam um vinho honesto, no sabor, na qualidade e no preço. Nesta busca, igual a todos, acertos e erros.Esta semana eu acertei. Resolvi provar um Carmenére 2006, reservado, Santa Carolina. Já de saída faço questão de dizer que a minha impressão foi ótima ! Excelente custo benefício, muito agradável, muito honesto. No exame visual apresenta cor rubi intensa, de brilho cristalino vivo.No exame olfatório o aroma é agradável, equilibrado, de intensidade moderada com toque de frutas vermelhas.No exame gustativo é bastante agradável, de intensidade moderada e de corpo médio. Os taninos são bons, apresenta acidez necessária sem perder o equilíbrio. O retro olfato é agradável, de boa persistência e intensidade média.Compraria para apreciar em casa ? Sim ! Claro que sim ! para o almoço, para o jantar, para festas e principalmente para momentos especiais. Compre e aprecie, com moderação.
domingo, 2 de agosto de 2009
Marson Reserva Merlot 2005 posts Merlots 3 de 3
Este eu comprei por fama, e indicação do colega Ingo. Como eu tinha comprado outras duas garrafas mais baratinhas, no balanço das contas deu pra levar este um pouco mais caro. Não me arrependi.
Na abertura da garrafa dá pra perceber que é um vinho de aroma intenso e agradável, diferenciado. Esta impressão na abertura da garrafa eu só tinha notado em alguns vinhos chilenos de melhor qualidade. Este não fica para trás em nenhum aspecto.
I. Exame visual: reflexos intensos, adequados (1), cor rubi adequada intensa (4).
II. Exame olfatório: qualidade muito agradável (5), intensidade moderada (2), com nítidos aromas secundários de frutas silvestres (2).
III. Exame gustativo: qualidade muito agradável (4), intenso (2), corpo médio, adequado (1), taninos bons (2), acidez presente, boa (1), equilibrado (2). Retro olfato muito agradável (3) intensidade média (1), persistente (2), qualidade geral ótimo (5), estrutura para envelhecer? creio que bastante bem, de 7 a 10 anos (2).
Total de pontos: 94
Compraria para apreciar em casa? Com certeza vou comprar de novo, mesmo que o preço seja um pouco além dos 10-12,00 reais que é o meu orçamento normal para uma garrafa de vinho! Bom para ocasiões especiais, inclusive para oferecer a quem entende um pouco de vinho e não ter medo de passar vergonha. (pelo menos eu tenho vergonha de oferecer vinho ruim a amigos mais entendedores...)
Chateau Lacave Merlot 2005
Este eu resolvi experimentar por pura curiosidade, por já ter ouvido falar da marca e pela perspectiva dos rumores da safra 2005 nacional.
Salton Classic Merlot 2007
Salton Classic Merlot Safra 2007
Este eu resolvi experimentar para avaliar a diferença entre as safras de 2007 e 2008, já que eu já havia experimentado um 2008 este ano. Eu tenho um cacoete de que safras de anos ímpares são as melhores. Claro que isso não tem o menor fundamento técnico, mas se revelou verdade mais uma vez. Na minha opinião (e da minha esposa também...) este Merlot 2007 é nitidamente mais agradável, mais encorpado e de sabor mais aveludado e persistente que o 2008, indicando que este vinho se dá muito bem envelhecendo mais um ano ou dois na garrafa. Dizem que a safra 2008 é das melhores, aguardamos com grande expectativa o amadurecimento dos vinhos deste ano. A dica? Procurem nas prateleiras, vocês encontrarão certamente algumas garrafas 2007 perdidas. O pessoal não é muito organizado quanto a isso em supermercados. Em casas especializadas a coisa é diferente... mas os vinhos não custam menos de 10 reais, não é verdade?
sábado, 1 de agosto de 2009
Toso Malbec 2008
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigXZmTILJDP-XH0TFDcoseKaZCNwanUTRJ-o-902znXfIeID6LAfm-2lNfMr30CnYEvw76HL0V8b7RuUUqLyIwOl4Ziv2uu7ipMmcqS7ix_J-Mjk4bQYc3LnmuB_34AySFXA35yHMIbn8/s320/posting+toso.jpg)
Toso Malbec Safra 2008
Ficha de avaliação dos vinhos
I. O EXAME VISUAL
BRILHO: ( ) Reflexos intensos; aspecto brilhante (características de limpidez, viscosidade e transparência reunidas). ( ) Adequado ( ) Inadequado 1 ponto
COR: ( ) A cor é adequada à idade do vinho e à variedade da uva?
( ) púrpura [violácea] ( ) rubi ( ) granada ( ) tijolo ( ) âmbar
( ) Adequada ( ) Inadequada 4 pontos
Outras observações: Halo: --- Intensidade de cor: Intensa, escura, levemente terrosa. Fluidez (lágrimas): Poucas
II. O EXAME OLFATÓRIO - OS AROMAS
QUALIDADE: ( ) Desagradável – 0 Indiferente – 1 Agradável – 3 Muito Agradável – 5 Excelente - 7
INTENSIDADE: ( ) (pontue apenas se o aroma for agradável ou muito agradável): Fraca – 1 Moderada – 2 Intenso – 3
Secundários - Provenientes de substâncias formadas na fermentação (ex: álcool, flores, frutas, etc) e durante o amadurecimento do vinho na barrica. 2 pontos
Terciários (buquê) - aromas originados durante o envelhecimento do vinho na garrafa. 3 pontos
QUALIDADE: ( ) Desagradável – 0 Indiferente – 1 Agradável – 3 Muito Agradável – 4
Identificou algum sabor? Qual (quais)?
CORPO: ( ) ( ) leve ( ) médio ( ) encorpado Inadequado – 0 Adequado – 1
ADSTRINGÊNCIA (TANINOS) : ( ) Fracos – 0 Taninos verdes, agressivos – 1 Bons – 2 Maduros, aveludados – 3
Equilibrado – 2
QUALIDADE: ( ) Desagradável – 0 Agradável – 2 Muito agradável – 3 Excelente – 4
( ) Não ( ) Sim, para o dia-a-dia, almoço ( ) Sim, especial ( ) Sim, para momentos excepcionais