Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Dicas do ano: vinhos do Vale dos Vinhedos

Bueno. Até agora já deu pra perceber que o pessoal é chegado em um vinho chileno e argentino. Isso porque as variedades mais consumidas, especialmente vinhos tintos, são melhores que os nacionais, pelas características pluviométricas gerais destes dois países.
Mas este final de semana contudo fui surpreendido por um vinho nacional do Vale dos Vinhedos, vinícola Michele Carraro, Cabernet Sauvignon, safra 2005. Fiquei meio desconfiado, safra de quatro anos para vinhos nacionais em geral não combinam bem. Mas creio que a pessoa que recomendou o vinho sabia do que falava.
Um par de dias depois nosso colega consultor oficial em vinhos comentou que os vinos do Rio Grande do Sul, tipicamente do Vale dos Vinhedos, safra 2005 estão especialmente recomendados. Parece que as características desta safra aliados ao período em que eles experimentaram engarrafados os levaram a um padrão muito bom. Como não tive a oportunidade de fotografar a garrafa nem anotar seus dados (vou procurar andar com máquina fotográfica e bloco de notas, mesmo nos almoços de fim-de-semana), não vou poder publicar nenhum detalhe. Mas pretendo procurar algum Merlot ou mesmo outro Cabernet Sauvingon de 2005 da região na minha próxima compra.
Para quem resolver arriscar, os dados técnicos mostram que a safra de 2008 será a próxima safra boa. Claro que teremos que ir experimentando estes vinhos ao longo do tempo para decidir qual foi o melhor tempo de maturação. Fazer o quê, temos este dever.
PS: a estação é própria para o consumo de vinhos tintos, é claro. Não só pelas temperaturas mais baixas, como porque nesta época do ano a gente fica se entupindo de comidas pesadas, à base de massas e carne vermelha. Não se preocupem, quando esquentar vão aparecer algumas postagens sobre vinhos brancos e espumantes do Rio Grande do Sul. Para estes o clima do estado tem vocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin