Pesquisar este blog

sábado, 5 de junho de 2010

Chiloe Reserva 2008

O inverno que inicia nos traz algumas boas opções de vinhos. Quer da safra 2009, quer da safra anterior com potencial de evolução, como é o caso deste.
Trata-se de um Carmenere chileno reservado 2008. Na abertura da garrafa nota-se primeiramente que foi usado o padrão de rolhas alongadas, para melhor proteção do produto. O aroma do vinho na abertura é bastante acentuado e agradável, com acento de frutas vermelhas e carvalho. A garrafa escolhida também é do padrão mais escuro, com uma bonita tonalidade âmbar que deve ajudar bastante a evitar a incidência de luz.
Vamos aos pontos objetivos:
I. O EXAME VISUAL BRILHO: Reflexos intensos; aspecto brilhante (características de limpidez, viscosidade e transparência reunidas). Adequado-1, COR: A cor é adequada à idade do vinho e à variedade da uva? Rubi intensa muito bela, adequada-4  Outras observações: Coloração intensa e reflexos brilhantes. II. O EXAME OLFATÓRIO - OS AROMAS QUALIDADE: Muito Agradável–5 INTENSIDADE: (pontue apenas se o aroma for agradável ou muito agradável): Moderada–2 CLASSIFICAÇÃO: Identificou algum aroma? Frutas vermelhas, uvas e carvalho. 3 pontos III. O EXAME GUSTATIVO – OS SABORES QUALIDADE:  Agradável–3 INTENSIDADE: (pontue apenas se o sabor for agradável ou muito agradável) Intenso–2  Identificou algum sabor? Qual (quais)? CORPO: médio, adequado–1 ADSTRINGÊNCIA (TANINOS):  Bons–2 ACIDEZ: Presente, boa-1 EQUILÍBRIO: Nos tintos, a harmonia entre acidez, taninos e o corpo.  Equilibrado–2 RETRO-OLFATO ou AROMA DE BOCA: QUALIDADE: Muito agradável–3  INTENSIDADE: Médio–1 PERSISTÊNCIA: É o tempo de duração da sensação de retro-olfato 4 a 7 seg–1 QUALIDADE GERAL: Ótimo–5 ESTRUTURA PARA ENVELHECER: 3 a 6–1 TOTAL DE PONTOS: 87. Recomandado, sem dúvida, cinco estrelas para custo-benefício.
Você gostaria de comprar este vinho para apreciá-lo em casa? Sim, até mesmo para ocasiões mais especiais. Pelo preço, me permito inclusive a fazer um pequeno estoque, já que as condições observadas da garrafa indicam que é possível sem correr o risco do vinho se estragar. Cinco estrelas para relação custo-benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin