Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de junho de 2010

Medrano Estate Reserva Malbec 2008

Mais uma agradável surpresa. Parece que no comércio local, a cifra de 16 reais engloba uma série de boas opções com excelente relação custo benefício. Vale a pena pagar uns 3 reais a mais para ter bons vinhos no estoque, na minha opinião. Mas vamos ao que interessa. Este é um Malbec do ano passado, que é fornecido em garrafa com rolha longa, adequada para conservação em prazos mais longos. Pelo estado da rolha, neste vinho, dá para confiar e adquirir no mercado, ainda que as garrafas fiquem estocadas na posição vertical. Creio que seja uma boa opção para manter por mais um ano. Dica: consuma no mesmo dia da abertura da garrafa, ele parece estar já no seu ponto de amadurecimento.
I. O EXAME VISUAL BRILHO: Reflexos intensos; aspecto brilhante e límpido-1 ponto COR: A cor é adequada, puxando a cor de tijolo -4 pontos levemente terrosa.
II. O EXAME OLFATÓRIO - OS AROMAS QUALIDADE: Agradável–3  INTENSIDADE: (pontue apenas se o aroma for agradável ou muito agradável): Moderada–2 Aromas secundários de álcool, e terciários (2+3 pontos)
III. O EXAME GUSTATIVO – OS SABORES QUALIDADE: Muito Agradável–4 INTENSIDADE: Moderada–1 com sabor leve de azeitonas muito agradável. CORPO: leve adequado–1 ADSTRINGÊNCIA (TANINOS): Bons–2 ACIDEZ: Presente, boa-1 EQUILÍBRIO: Nos tintos, a harmonia entre acidez, taninos e o corpo, a meu ver, equilibrado–2 RETRO-OLFATO ou AROMA DE BOCA: QUALIDADE:  Agradável–2 INTENSIDADE: Médio–1 PERSISTÊNCIA: É o tempo de duração da sensação de retro-olfato - mais de 8 seg–2 pontos QUALIDADE GERAL: Ótimo–5 ESTRUTURA PARA ENVELHECER: 3 a 6–1 ponto TOTAL DE PONTOS: 87.
Você gostaria de comprar este vinho para apreciá-lo em casa? Sim, e se não para momentos especiais, no mínimo para aqueles jantares ao final de um dia longo, lembrando das sábias palavras de Napoleão:"... nas vitórias é merecido, nas derrotas, necesário..."

sábado, 19 de junho de 2010

Frase da semana

Este pão que eu parto foi um dia trigo,
Este vinho em uma árvore estrangeira
Mergulhado em sua fruta;
Homens de dia ou vento à noite
Deitaram os frutos por terra, extraíram a alegria da uva.

Dylan Thomas (1914-1953)
Livre tradução de "This bread I break"

sábado, 12 de junho de 2010

Frase da semana


O vinho alegra o coração do homem,
e a alegria é a mãe de todas as virtudes.
Johan Wolfgang von Goethe - filósofo alemão.

sábado, 5 de junho de 2010

Frase da semana



Se Deus proibisse a bebida, teria Ele feito o vinho tão bom?
Cardeal Richelieu

Amberdeen Angus Malbec 2009

 Vamos ao importante testemunho de um exemplar da última safra. Estamos com boas perspectivas até o momento...
I. O EXAME VISUAL BRILHO: Reflexos intensos; aspecto brilhante (características de limpidez, viscosidade e transparência reunidas). Adequado-1 ponto COR: A cor é adequada à idade do vinho e à variedade da uva? púrpura [violácea] Adequada-4 Outras observações: Cor intensa, bem definida. II. O EXAME OLFATÓRIO - OS AROMAS QUALIDADE: Agradável–3 INTENSIDADE: (pontue apenas se o aroma for agradável ou muito agradável): Fraca–1 CLASSIFICAÇÃO: Identificou algum aroma? Qual (quais)? aroma de frutas vermelhas e álcool - 2 pontos III. O EXAME GUSTATIVO – OS SABORES QUALIDADE: Agradável–3 INTENSIDADE: (pontue apenas se o sabor for agradável ou muito agradável) Moderada–1 Identificou algum sabor? Qual (quais)? Sabor de uvas e de azeitonas com toque de madeira CORPO: Leve, Adequado–1 ADSTRINGÊNCIA (TANINOS): Taninos verdes, agressivos–1  ACIDEZ:  Presente, boa-1 EQUILÍBRIO: Nos tintos, a harmonia entre acidez, taninos e o corpo. Equilibrado–2  RETRO-OLFATO ou AROMA DE BOCA: QUALIDADE:  Agradável–2 INTENSIDADE:  Médio–1  PERSISTÊNCIA: É o tempo de duração da sensação de retro-olfato. 4 a 7 seg–1 QUALIDADE GERAL: Bom–4 ESTRUTURA PARA ENVELHECER: 3 a 6–1 .
TOTAL DE PONTOS: 79
Você gostaria de comprar este vinho para apreciá-lo em casa? Sim, sem dúvida. Como vinho jovem, de safra recente, é muito bom. Vale a pena o investimento. Pelo preço, é um daqueles que dá para fazer uma reservinha para as horas difíceis.

Chiloe Reserva 2008

O inverno que inicia nos traz algumas boas opções de vinhos. Quer da safra 2009, quer da safra anterior com potencial de evolução, como é o caso deste.
Trata-se de um Carmenere chileno reservado 2008. Na abertura da garrafa nota-se primeiramente que foi usado o padrão de rolhas alongadas, para melhor proteção do produto. O aroma do vinho na abertura é bastante acentuado e agradável, com acento de frutas vermelhas e carvalho. A garrafa escolhida também é do padrão mais escuro, com uma bonita tonalidade âmbar que deve ajudar bastante a evitar a incidência de luz.
Vamos aos pontos objetivos:
I. O EXAME VISUAL BRILHO: Reflexos intensos; aspecto brilhante (características de limpidez, viscosidade e transparência reunidas). Adequado-1, COR: A cor é adequada à idade do vinho e à variedade da uva? Rubi intensa muito bela, adequada-4  Outras observações: Coloração intensa e reflexos brilhantes. II. O EXAME OLFATÓRIO - OS AROMAS QUALIDADE: Muito Agradável–5 INTENSIDADE: (pontue apenas se o aroma for agradável ou muito agradável): Moderada–2 CLASSIFICAÇÃO: Identificou algum aroma? Frutas vermelhas, uvas e carvalho. 3 pontos III. O EXAME GUSTATIVO – OS SABORES QUALIDADE:  Agradável–3 INTENSIDADE: (pontue apenas se o sabor for agradável ou muito agradável) Intenso–2  Identificou algum sabor? Qual (quais)? CORPO: médio, adequado–1 ADSTRINGÊNCIA (TANINOS):  Bons–2 ACIDEZ: Presente, boa-1 EQUILÍBRIO: Nos tintos, a harmonia entre acidez, taninos e o corpo.  Equilibrado–2 RETRO-OLFATO ou AROMA DE BOCA: QUALIDADE: Muito agradável–3  INTENSIDADE: Médio–1 PERSISTÊNCIA: É o tempo de duração da sensação de retro-olfato 4 a 7 seg–1 QUALIDADE GERAL: Ótimo–5 ESTRUTURA PARA ENVELHECER: 3 a 6–1 TOTAL DE PONTOS: 87. Recomandado, sem dúvida, cinco estrelas para custo-benefício.
Você gostaria de comprar este vinho para apreciá-lo em casa? Sim, até mesmo para ocasiões mais especiais. Pelo preço, me permito inclusive a fazer um pequeno estoque, já que as condições observadas da garrafa indicam que é possível sem correr o risco do vinho se estragar. Cinco estrelas para relação custo-benefício.
Blog Widget by LinkWithin